Para evoluir na carreira nos dias de hoje é preciso estar atento ao que vem sendo apontado como habilidades do futuro, que vão além do conhecimento formal e envolvem o desenvolvimento de capacidades mais subjetivas do colaborador, as chamadas soft skills.
O perfil profissional está cada vez mais separado dos títulos acadêmicos, a ênfase está no desenvolvimento de habilidades socioemocionais. O profissional que quer estar ativo em um futuro próximo precisa investir no autoconhecimento e no desenvolvimento pessoal. Para que ampliar sua flexibilidade cognitiva e inteligência emocional, que potencializam a autonomia na gestão do seu aprendizado ao longo da vida e assim alcançar a prontidão necessária para lidar com desafios complexos, o desenvolvimento de novas tecnologias e as especificidades do trabalho colaborativo.
Quais são as habilidades do futuro?
O Fórum Econômico Mundial (FEM) é uma organização internacional sem fins lucrativos cujo objetivo final é a promoção de encontros entre empresários, líderes políticos, pesquisadores e representantes culturais com o intuito de discutir os caminhos da economia no mundo. Em seu relatório “The Future of Jobs” de 2020, o FEM aponta que as habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas, que estão consistentemente no topo de sua agenda ano após ano se mantém, porém, na última edição, novas habilidades de autogerenciamento surgiram, como aprendizagem ativa, resistência, tolerância ao estresse e flexibilidade.
Confira as habilidades do futuro elencadas no último relatório:
Pensamento analítico e inovação
Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem
Resolução de problemas complexos
Pensamento crítico e análise
Criatividade, originalidade e iniciativa
Liderança e influência social
Tecnologia: uso, monitoramento e controle
Tecnologia: design e programação
Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade
Raciocínio, resolução de problema e ideação
Inteligência emocional
Solução de problemas e experiência do usuário
Orientação de serviço
Análise e avaliação de sistemas
Persuasão e negociação
Ainda de acordo com o relatório, os empregadores têm buscado oferecer aos trabalhadores oportunidades de desenvolvimento por meio da aprendizagem informal. Nesta edição, 94% dos líderes de negócios relataram que esperam que os colaboradores adquiram novas habilidades no trabalho, frente a 65% da edição de 2018.
Como desenvolver as habilidades do futuro – para colaboradores
As habilidades do futuro podem ser fomentadas a partir de ações de desenvolvimento humano e organizacional, ofertar vivências, rodas de conversa e oficinas com temáticas socioemocionais como técnicas de comunicação não violenta e gerenciamento das emoções.
Como desenvolver as habilidades do futuro – para líderes
1. Proponha uma imersão
Criar condições de aprendizado informal através de vivências empáticas com colegas de diferentes áreas amplia a visão sistêmica e a criação de ambientes co-criativos.
2. Aprendizagem proximal
Ofereça condições de aprendizagem através de trocas entre profissionais com níveis de maturidade e experiências diversas. Além disso, disponibilize processos de coaching profissional e programas de mentoria.
3. Esteja disponível
É preciso estar disposto, aberto para observar, ouvir e falar sem julgamentos para criar uma cultura em que todos possam partilhar experiências, aprendizados e dificuldades.
4. Feedbacks são fundamentais
Seja claro no que espera, com uma boa devolutiva sobre o comportamento e os impactos gerados é possível fazer com que os colaboradores entendam se estão indo para o caminho certo (Feedbacks só funcionam em ambientes com segurança psicológica).
5. Sirva de exemplo
Os líderes também estão em processo de aprendizado, portanto, também precisam estar comprometidos com o autodesenvolvimento e abertos para críticas e feedbacks.
6. Priorize as habilidades do futuro mais importantes para a sua empresa
As habilidades do futuro estão em constante renovação, a constituição de novas habilidades são essenciais para manter o negócio no mercado, porém uma análise crítica do que é essencial faz parte da estratégia do negócio.
7. Não esqueça de mensurar
Mapeie o que é essencial e acompanhe a percepção da evolução do grupo frente às habilidades do futuro, gere indicadores que façam sentido e motivem de fato, a sua equipe!
Desafios que ficam para hoje e para os próximos anos:
Construção e reconstrução de times
Aproximação de líderes e liderados em casos de novos líderes e novas equipes
Conexão e estabelecimento de parcerias em áreas
Equipes Diversas racial, cultural e geracionalmente, bem como a absorção de pessoas LGBTQIA+ e da liderança feminina
Alinhamento de propósito, valores e missão com a equipe
Co-criação de comportamentos desejáveis, alinhamento de prioridades estratégicas e identificação de valores comuns
Gostou desse conteúdo? Acompanhe as novidades seguindo-nos no LinkedIn!